segunda-feira, 3 de julho de 2017

Nova Vida em Cristo, Meus Primeiros Passos.

Nova Vida em Cristo, Meus Primeiros Passos.

Tema: Nova vida em Cristo, meus primeiros passos.

Aula 1   Novo Nascimento                        

Objetivo:
Que o aluno entenda que sem o novo nascimento não há salvação.

Texto chave: Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.João 3:3

Nota ao professor: Peça para que os alunos leiam João 3. 1-10 e pergunte o que eles entenderam do texto.

Introdução: Nas lições anteriores, aprendemos sobre o plano de salvação de Deus para o homem, por que precisamos ser salvos e como termos a certeza da salvação. Porém, entendermos tudo isso, aceitarmos Jesus e termos uma vida reta, não é o suficiente. Para que realmente possamos gozar de uma vida plena em Cristo, precisamos nascer de novo.

Novo nascimento:  
O evangelho de João no capitulo três, está escrito sobre um homem chamado Nicodemos. Ele pertencia aos principais do judaísmo. Era membro do Sinédrio, filiado ao partido dos fariseus. Possuía muita autoridade. Jesus o chamou de mestre de Israel, certamente ele também era um doutor da lei. Uma noite ele foi procurar Jesus para conversar e perguntar mais sobre Jesus e seus ensinamentos. Jesus então dá uma lição muito importante pra Nicodemos e todas as pessoas, até os dias de hoje.

“Quem não nascer de novo não pode ver o reino de Deus.”

No texto de João, Jesus chama atenção para dois nascimentos.

“O que é nascido da carne é carne... João 3.6

Nascer da carne é o nascimento natural, isto é, nascer do ventre materno.
Na segunda lição “Porque Precisamos Ser Salvos”, aprendemos que o primeiro homem (Adão) pecou e o pecado passou a todos os homens, desta forma, todos nascem com a semente do pecado, propensos a uma natureza pecaminosa que corre para fazer o mal.

Por causa dessa natureza (adâmica), somos naturalmente pecadores e estamos destituídos do reino de Deus.

Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.  Romanos 5:12


Éramos governados pela velha natureza e por isso servíamos ao pecado.Por causa dessa natureza era necessário um novo nascimento

Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.   (Efésios 2:3) 

Jesus fala também do nascimento do espírito.

... e o que nascido do espírito é espírito”(João 3.6)

O nascimento espiritual é nascer novamente, isto é, uma conversão, arrependimento através da fé, o qual nos proporciona o direto de entrada no reino dos céus por Cristo Jesus. Novo nascimento é, portanto deixar a velha natureza.  despojar-se do velho homem.

Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; E vos renoveis no espírito da vossa mente; E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.   (Efésios 4:22-24)

A vida espiritual não passa de pai pra filho pela geração natural.
A vida espiritual procede de Deus para o homem por meio da geração espiritual.  Como o pecado entrou no mundo através de um homem contaminado a natureza de todos, a nova natureza, a natureza espiritual vem por meio de Jesus.

Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um, muitos serão feitos justos.
(Romanos 5:19)

Aquele que nasceu de novo está liberto da escravidão do pecado e passa a ter desejo e disposição espiritual de obedecer à vontade de Deus e seguir a direção do Espírito Santo.

Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo,  (Tito 3:5)
Fazendo com que o nosso espírito que estava separado, morto fosse vivificado.
E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados,  (Efésios 2:1)
Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),  (Efésios 2. 5)

Trata-se de um ato divino (o homem não pode produzi-lo por si mesmo)
e espiritual (não é físico, mas interior), através do qual somos regenerados no espírito para uma nova vida.

O novo nascimento é um presente de Deus, operado pelo Espírito Santo

Pelo novo nascimento o homem passa a uma nova relação com Deus, passa ser filho de Deus.  
Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso o mundo não nos conhece; porque não o conhece a ele.Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos. (1 João 3:1,2)
A natureza espiritual dessa nova relação vem de uma semente incorruptível pela Palavra de Deus. Esse novo nascimento é obra do Espírito Santo, mediante as verdades vivas e eternas do evangelho de Cristo

Embora possam ter dez mil tutores em Cristo, vocês não têm muitos pais, pois em Cristo Jesus eu mesmo os gerei por meio do evangelho.
1 Coríntios 4:15



Na próxima aula veremos mais sobre a nossa condição sem o novo nascimento e porque ele é tão necessário. Deus abençoe!!

"Como Termos a Certeza da Salvação" - Parte 2

"Como Termos a Certeza da Salvação" - Parte 2

 Tema:  Salvação                                       

Aula  4  "Como Termos a Certeza da Salvação" - Parte 2


Objetivo: Que o aluno tenha a certeza da Salvação.

Texto: 1 João 5:12,13 

Introdução: Antes de começar a segunda aula, dê uma revisada nos tópicos anteriores pra refrescar a memória dos irmãos. Pergunte aos alunos quais tópicos eles lembram e o que eles aprenderam e estão pondo em prática.

1 - Temos a certeza da salvação quando cremos no nome do filho de Deus.

2- Temos a certeza da salvação quando temos Cristo como Senhor da nossa vida e procuramos sinceramente guardar os seus mandamentos.

3- Temos a certeza da salvação quando amamos o pai e o filho e não o mundo.

4 – Temos a certeza da Salvação quando habitualmente e continuamente praticamos a justiça e não o pecado

5 - Temos a certeza da salvação quando amamos os irmãos

6 - Temos a certeza da salvação quando nós temos a consciência da habitação do Espírito Santo em nós:

E aquele que guarda os seus mandamentos nele está, e ele nele. E nisto conhecemos que ele está em nós, pelo Espírito que nos tem dado.     1 João 3:24

Nisto conhecemos que estamos nele, e ele em nós, pois que nos deu do seu Espírito.
1 João 4:13

7 - Temos a certeza da salvação quando nos esforçamos para seguir o exemplo de Jesus e viver como ele viveu:

Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou.
1 João 2:6

Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.
João 13:15

8 - Temos a certeza da salvação quando cremos, aceitamos e permanecemos na palavra da vida, isto é, o Cristo vivo ...
O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado, e as nossas mãos tocaram da Palavra da vida
(Porque a vida foi manifestada, e nós a vimos, e testificamos dela, e vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai, e nos foi manifestada);
O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo.
Estas coisas vos escrevemos, para que o vosso gozo se cumpra.
E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e não há nele trevas nenhumas.
1 João 1:1-5

E de igual modo procedemos com a mensagem de Cristo e dos apóstolos
Portanto, o que desde o princípio ouvistes permaneça em vós. Se em vós permanecer o que desde o princípio ouvistes, também permanecereis no Filho e no Pai.
1 João 2:24
Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo.
1 João 4:4

9 - Temos a certeza da salvação quando temos um intenso anelo e uma inabalável esperança pela volta de Jesus Cristo, para nos levar para si mesmo.
Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos.
E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro.         
1 João 3:2,3

Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.
Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.
E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.
João 14:1-3

Como Termos a Certeza da Salvação - Parte 1

Como Termos a Certeza da Salvação - Parte 1

Tema:  Salvação                                
Aula  3


Objetivo:
Que o aluno tenha a certeza da Salvação.

Texto1 João 5:12,13

Nota ao professor:
Essa aula é baseada na I carta de João. Como se trata de uma carta pequena e como vamos usar varias passagens dela, sugiro que leiam toda a primeira carta, para entender o contexto. Note que há vários versículos para ler. Leia todos. Incentive a cada um de seus alunos a ler pelo menos uma passagem. Isso os ajuda a encontrar os livros e versículos, mais fácil, integra os mais tímidos, torna a aula participativa etc.

Introdução: Fazer perguntas para os alunos sobre a certeza da salvação.
- Você tem a certeza da salvação? 
- Se Jesus viesse hoje ou se você deixasse essa vida, você seria salvo?

 (Essa primeira parte com as perguntas tem o intuito de entrar no assunto e avaliar o quanto os alunos sabem sobre a certeza da salvação. Tente não se alongar muito nessa parte, pois as perguntas poderão ser respondidas no decorrer da lição)


Todo Cristão deseja ter a certeza da Salvação. Ou seja, a certeza de que quando Cristo voltar ou a morte chegar, esse cristão estará com o Senhor no céu.
Leia o que o apostolo Paulo fala em (Filipenses 1:23 e 2 Coríntios : 5:8)

Paulo desejava o mais breve possível deixar esse corpo e habitar com o Senhor. Porém, para isso é necessário tem a certeza da Salvação.

O propósito de João em escrever essa primeira carta, é que o povo de Deus tenha a certeza da vida eterna em Cristo. (1 João 5:13)
Ele destaca algumas praticas e sinais de como se comporta o povo de Deus que tem essa certeza.

Note, porém, que João não declara em parte alguma da carta que uma experiência de conversão, vivida apenas no passado proporciona ou dá garantia de salvação hoje. Supor que temos a vida eterna tendo por base uma única experiência, ou uma fé morta é um erro grave. Esta epistola expõe 9 maneiras de sabermos que estamos salvos como crentes em Cristo.

1 - Temos a certeza da salvação quando cremos no nome do filho de Deus.
“Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus está nele, e ele em Deus.”
(I João 4:15)

 “Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus.”

Não há vida eterna, nem certeza da salvação, sem uma fé inabalável em Jesus Cristo: Fé que o confessa como o filho de Deus, enviado como Senhor e Salvador nosso.

2- Temos a certeza da salvação quando temos Cristo como Senhor da nossa vida e procuramos sinceramente guardar os seus mandamentos.

“E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos.
Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade.
Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele.” 
(1 João 2:3-5)
E aquele que guarda os seus mandamentos nele está, e ele nele. E nisto conhecemos que ele está em nós, pelo Espírito que nos tem dado.” (1 João 3:24)
Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos. (1 João 5:2)
“E, sendo ele consumado, veio a ser a causa da eterna salvação para todos os que lhe obedecem;”    (Hebreus 5:9)
Ler também:  Evangelho de (João 8:31,51 – 14:23)
3- Temos a certeza da salvação quando amamos o pai e o filho e não o mundo.
Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele.  (1 João 2:5)
Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé. (1 João 5:4)
4 – Temos a certeza da Salvação quando habitualmente e continuamente praticamos a justiça e não o pecado
Se sabeis que ele é justo, sabeis que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele.
(1 João 2:29)
Por outro lado, quem vive na pratica do pecado é do diabo
Filhinhos, ninguém vos engane. Quem pratica justiça é justo, assim como ele é justo.
Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo.
Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus.
Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do diabo. Qualquer que não pratica a justiça, e não ama a seu irmão, não é de Deus.   
(1 João 3:7-10)
5 - Temos a certeza da salvação quando amamos os irmãos
Nós sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama a seu irmão permanece na morte. (1 João 3:14)
Aquele que diz que está na luz, e odeia a seu irmão, até agora está em trevas.
Aquele que ama a seu irmão está na luz, e nele não há escândalo.
Mas aquele que odeia a seu irmão está em trevas, e anda em trevas, e não sabe para onde deva ir; porque as trevas lhe cegaram os olhos.  (
1 João 2:9-11)
Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? (1 João 4:20)
Também: I João 4:12,20;   5:1 e evangelho de João 13:34,35



Incentive os irmãos para estudar a segunda parte da lição.



Continua....

Porque Precisamos Ser Salvos

Porque Precisamos Ser Salvos

Tema: Salvação                                
2ª Aula 
Porque precisamos ser salvos

Objetivo:
Que o aluno entenda por que precisamos ser salvos e quem pode nos salvar.

Na primeira aula As Quatro leis Espirituais”, aprendemos que Deus tem um plano maravilhoso para a nossa vida e que através do sacrifício de seu unigênito filho, Jesus, nos proporciona a salvação, desde que o aceitemos.  Na segunda aula, vamos aprofundar um pouco mais sobre a salvação.  Vamos ajudar nossos irmãos entender o que significa ser salvo e salvo de que.

Por que precisamos ser salvos?
Você pode começar com essa pergunta para introdução da aula e pra avaliar o quanto os alunos sabem sobre salvação. Deixe que eles respondam o que eles entendem, sem se alongar muito nas respostas ou em perguntas feitas por eles, aja vista que no decorrer da lição, as perguntas serão respondidas.

O inicio do pecado:
A Bíblia diz em Romanos 5:19 parte (a) que:
 "Porque, pela desobediência de um só homem (Adão), muitos foram feitos pecadores...

E em Romanos 3:23 encontramos o seguinte texto:

 “Porque todos pecaram e destituídos [separados, afastados] estão da glória de Deus”

Ao fazermos ligação entre os dois versículos, entendemos que o primeiro homem pecou e o pecado passou a todos os homens, desta forma, todos os que nascem, nascem com a semente do pecado, propensos a uma natureza pecaminosa que corre para fazer o mal. Com isso, estamos condenados ao inferno.

Estávamos condenados ao inferno

No texto de Mateus, Jesus está explicando que um homem injusto, ou seja, pecador, não poderia salvar a si mesmo, justificando-se.

“E outra vez vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus. Os seus discípulos, ouvindo isto, admiraram-se muito, dizendo: Quem poderá, pois salvar-se? E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas para Deus tudo é possível”. Mateus 19:24-26,
Estávamos condenados a morte, ao inferno. Nada poderíamos fazer para alcançar a salvação e sermos livres da condenação.

O salário do pecado é a morte...” Romanos 6:23


Porém, Deus nos deu uma saída.

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.

“Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.”

“Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.
Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.
O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo.” 
1 Timóteo 2:4-6

Jesus, o único justo
Como o pecado entrou no mundo por um homem, à redenção somente poderia ser através de um homem.

 “Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um, muitos serão feitos justos.” Romanos 5:19

Um homem injusto não poderia salvar a si e aos outros, mas somente um homem justo poderia fazer isso. I Pedro 2:22


Por mais que tentemos por obras ou bondade trazer justiça para nossa vida, por nosso próprio esforço, seria impossível. Por mais caridosa, por mais bondosa que uma pessoa seja, por mais correta, honesta, justa... Nada disso poderá justificar o homem.  

Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer.” Romanos 3:10

Somente a fé em Jesus pode nos salvar.

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus
Não vem das obras, para que ninguém se glorie”  Efésios 2:8,9

A salvação é um presente de Deus aos que crêem. Não a conquistamos por nós mesmos e não é por fazermos coisas boas a que alcançamos a salvação.

Conclusão:
O pecado entrou no mundo através de um homem (Adão). Com isso, toda a humanidade foi afetada pelo pecado e condenada a morte eterna. Deus ama o pecador e entregou o seu filho para nos dar salvação. Por um homem o pecado entrou no mundo e por um homem (Jesus, o filho do homem) veio à redenção. É necessário, portanto que o homem reconheça Jesus como salvador e o aceite, para ser verdadeiramente livre e salvo da maldição do pecado.


Por que precisamos ser salvos? Porque o pecado do primeiro homem (Adão) nos condenou a morte eterna e por mais que nos esforçamos não conseguiremos escapar da condenação. Só através da fé em Jesus podemos alcançar salvação.


Ore com seus alunos, pedindo perdão dos pecados e reconhecendo que Jesus é a única salvação e que somos totalmente dependentes de sua graça.

Incentive seus alunos virem na próxima aula para estudarmos sobre “Como termos a certeza da salvação”



Josias Teles

AS QUATRO LEIS ESPIRITUAIS

AS QUATRO LEIS ESPIRITUAIS



Objetivo:
Que o aluno entenda o que é salvação e aceite a Cristo como salvador.

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR DAS QUATRO LEIS ESPIRITUAIS!?

Assim como há leis físicas que governam o universo, há também leis espirituais que governam nosso relacionamento com Deus.

Os princípios básicos contidos nas quatro leis espirituais são a apresentação da mensagem básica do Cristianismo.
1-      O AMOR DE DEUS. Deus o ama e tem um plano maravilhoso pra sua vida.

" Porque Deus amou o mundo de tal maneira,  que deu o seu Filho unigênito para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16)

Cristo afirma: "Eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente" (uma vida abundante e com propósito). (João 10:10)

Por que a maioria das pessoas não está experimentando essa "vida abundante"? 

2-      O HOMEM É PECADOR. O homem é pecador e está separado de Deus, por isso não pode conhecer e nem experimentar o plano de Deus para sua vida.

"Pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus..." (Romanos 3:23)

O homem foi criado para ter um relacionamento perfeito com Deus, mas por causa de sua desobediência e rebeldia, escolheu seguir o seu próprio caminho, e seu relacionamento com Deus desfez-se. Este estado de independência de Deus, caracterizado por uma atitude de rebelião ou indiferença, é evidência do que a Bíblia chama de pecado

"Pois o salário do pecado é a morte..." (separação espiritual de Deus) (Romanos 6:23)

Deus é santo e o homem é pecador. Um grande abismo separa os dois. O homem está continuamente procurando alcançar a Deus e a vida abundante através dos seus próprios esforços: vida reta, boas obras, religião, filosofias, etc. 


3-      JESUS CRISTO É A ÚNICA SOLUÇÃO DE DEUS PARA O PECADO DO HOMEM.
Por meio dele você pode conhecer o amor e o plano de Deus para sua vida.

ELE MORREU EM NOSSO LUGAR
"Mas Deus demonstra seu amor por nós pelo fato de ter Cristo morrido em nosso favor, quando ainda éramos pecadores." (Romanos 5:8)

ELE RESSUSCITOU DENTRE OS MORTOS
"Cristo morreu pelos nossos pecados... foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras... e apareceu a Pedro e depois aos Doze. Depois disso apareceu a mais de quinhentos..." (1 Coríntios 15:3-6)

ELE É O ÚNICO CAMINHO
"Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim." (João 14:6)

Deus tomou a iniciativa de ligar o abismo que nos separa Dele ao enviar seu Filho, Jesus Cristo, para morrer na cruz em nosso lugar, pagando o preço dos nossos pecados.

Mas não é suficiente conhecer essas três leis...

4-      PRECISAMOS RECEBER A CRISTO COMO SALVADOR E SENHOR.
Por meio de um convite pessoal, precisamos receber a Cristo como Salvador e Senhor só então poderemos conhecer e experimentar o amor e o plano de Deus para a nossa vida,


"Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus." (João 1:12)

RECEBEMOS A CRISTO PELA FÉ
"Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé; e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie" (Efésios 2:8-9)

RECEBEMOS A CRISTO POR MEIO DE UM CONVITE PESSOAL
Cristo afirma: "Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei..." (Apocalipse 3:20)

Receber a Cristo implica arrependimento, significa deixar de confiar em nossa capacidade para nos salvar, crendo que Cristo é o único que pode perdoar os nossos pecados. Não é suficiente crer intelectualmente que Jesus é o Filho de Deus e que morreu na cruz pelos nossos pecados ou ter uma experiência emocional. Recebemos a Cristo pela fé, através de uma decisão pessoal.


Josias Teles

Tema: Batismo nas águas

Objetivo: Nessa aula você irá aprender a importância do batismo nas águas para a comunhão da igreja, a simbologia do batismo em águas, confo...