Papel e Responsabilidade do Pregador ante a Pregação da Palavra de Deus




Resumo

Os pregadores da palavra de Deus devem a todo tempo lembrar que são representantes do reino celestial e tem como função divulgar as boas novas, a palavra da salvação por toda a terra. O pregador deve lembrar que ele é um porta voz do reino e deve ser fiel a entrega da mensagem que lhe foi confiada.
Devem ser conhecedores da palavra de Deus, Ter um encontro real com Deus e uma vida cheio do Espírito Santo, uma vida de oração e consagração.


Introdução

O pregador é uma pessoa responsável para entregar a mensagem de Deus aos homens. Esta pessoa deve ser um representante, um porta-voz de Deus,
¹  uma testemunha de Cristo no sentido de fazer conhecido o poder salvador de Jesus.
      Como representante de Deus, o pregador deve estar consciente do seu papel e responsabilidade para poder exercer a sua função com a excelência  que exige o seu cargo. O pregador da palavra de Deus tem como função principal anunciar às boas novas de Cristo a humanidade.



    Diante do mundo que vivemos hoje, é cada vez mais importante a figura do pregador, o Porta voz de Deus aqui na terra.
    Com o aumento crescente das religiões  e seitas e de denominações evangélicas, cada dia mais é de suma importância o pregador de nossa época estar ciente de suas responsabilidades diante de Deus e do povo. Muito se tem visto pelo nosso país, inúmeros aproveitadores de momento se dizendo pregador da Palavra de Deus, mas as suas atitudes não demonstram isso.
    
      Um verdadeiro pregador tem em primeiro lugar um encontro com Deus. E infelizmente não é o que temos visto no meio evangélico atualmente. Muitos se dizem pregadores, profetas de Deus, representantes do reino celestial, mas na verdade nunca tiveram um encontro com Deus, não vivem a sua palavra, e suas vidas são baseadas em mentiras e oratórias que até emocionam e que infelizmente iludem grande parte do povo de Deus.
      O verdadeiro pregador tem como principio uma vida dedicada ao serviço do reino, não esta preocupado  com estrelimos e com shows e visa à salvação do perdido através da palavra de salvação dada aos homens por Deus.
      Sem uma vida alicerçada na palavra, a pregação não passa de palavras que no Maximo emocionam e não tem efeito algum na vida das pessoas.
Quando Jesus pregava, as suas palavras queimavam os corações das pessoas.  basta citar os discípulos a caminho de Emaús Lc: 24.32. Quando um pregador prega, a sua mensagem deve fazer mais que emocionar, deve causar mudança na vida de quem a ouve.
     ² A inteligência, moral, eloqüência e simpatia não fazem de um homem pregador. É necessário esse homem nascer de novo. Jo. 3.3


³ O pregador é o pesquisador das verdades bíblicas, bem como através da qual são transmitidas ao povo. Deve estar ligado a fonte. Deve estar perfeitamente familiarizado com as grandes doutrinas da fé cristã, com preceitos e promessas, e com grande revelação do plano da vontade de Deus.

O pregador tem como obrigação ser um estudioso conhecedor da palavra de Deus.  A quem diga que não precisamos estudar a bíblia porque o Espírito Santo nos revela na hora certa, e por pensarem assim, é comum vermos pessoas dizerem bobagens no altar, confundindo o povo e escandalizando a muitos. Na II epístola de Paulo a Timóteo, no capitula 2 e versículo 15, Paulo aconselha: Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.
È fundamental para o pregador o conhecimento profundo da palavra de Deus.

Um pregador deve ter ainda alguns requisitos espirituais indispensáveis, como Fé...”sem fé é impossível agradar a Deus” (Hb. 11.6),Ter uma vida de consagração, ser uma pessoa de oração, além de requisitos materiais como: Boa apresentação, Asseio, educação, sensibilidade, estudo da natureza humana entre outras.

Conclusão

O papel do pregador é ser um representante de Deus, integro, santificado, que não tem do que se envergonhar... Sua responsabilidade é de representar o reino de Deus como um verdadeiro cidadão desse reino e persuadir outros a fazer parte desse reino.






Bibliografia:



1-     IBADEP- Instituto Bíblico das Assembléias de Deus no Estado do Paraná, Lição 5 – A Homilética e o Pregador, Pg.125
2-    IBADEP- Instituto Bíblico das Assembléias de Deus no Estado do Paraná, Lição 5 – A Homilética e o Pregador, Pg.127
3-    IBADEP- Instituto Bíblico das Assembléias de Deus no Estado do Paraná. Lição 4 – Teologia do Obreiro Parte II, Pg, 112

4-    Bíblia Sagrada Almeida Corrigida e Revisada Fiel

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Porque Precisamos Ser Salvos

Como Termos a Certeza da Salvação - Parte 1