Objetivo:
Nessa aula você irá aprender a importância do batismo nas
águas para a comunhão da igreja, a simbologia do batismo em águas, conforme
exposição do Novo Testamento e compreender pela Palavra de Deus que o batismo
nas águas não é um cerimonial facultativo, opcional, mas sim uma doutrina
ordenada pelo Senhor Jesus.
Texto chave
Quem crer e for
batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. (Marcos 16.16)
Nota ao Professor: Não se assuste com a quantidade de texto.
Lembre-se que a intenção não é que você fique lendo para os irmãos (a não ser
que você prefira assim). A quantidade de
texto é para que você tenha argumentos para dar ás aulas. Você pode ler, ou
deve ler, os tópicos que orientam o caminho a seguir. O restante do conteúdo
serve de argumento. É a parte que o professor deve explicar. Por isso é muito
importante que leia bastante e estude sobre o tema.
Uma sugestão: você pode sublinhar partes do texto para
servir de base na hora da tua explicação. Qualquer dúvida por gentileza me
procure.
Introdução:
Nessa aula, sequência dos primeiros passos, falaremos sobre
o batismo nas águas. Ordenança que todo crente deve passar.
O que é o batismo:
O batismo é uma ordenança clara de Jesus para todo aquele
que n’Ele crê: (Mateus 28.19)
É o selo da fé:
O batismo deve ser visto como um selo da justiça que vem
pela fé, e evidentemente deve seguir a fé, como determinam as palavras finais
de Jesus que se encontram registradas no evangelho de Marcos:
“E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a
toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será
condenado” (Mc 16.15,16).
Esta é a razão porque não batizamos e nem tampouco validamos
o batismo de crianças; é necessário crer primeiro e então se batizar.
Obedecemos ao princípio bíblico de consagrar os filhos ao Senhor, mas só os
batizamos depois que puderem crer e professar sua fé.
É a circuncisão do coração:
No Velho Testamento, os judeus tinham como selo de sua fé a
circuncisão; no Novo Testamento a circuncisão foi suprimida, sendo vista
simbolicamente no batismo: (Colossenses
2.11,12)
Hoje, esta circuncisão acontece no coração (Rm 2.28,29), e
Paulo a relaciona com o batismo.
O batismo não salva é uma declaração da fé em Jesus.
O batismo não salva ninguém. Jesus disse que quem crer (e
for batizado por crer) será salvo e quem não crer será condenado; note que ele
não disse “quem não for batizado será condenado”, mas sim “quem não crer”.
O batismo segue a fé que nos leva à salvação, mas ele em si
não é um meio de salvação. Veja o exemplo do ladrão que foi crucificado ao lado
de Cristo. (Lc 23.39 a 43);
O batismo, portanto,
não salva, mas nem por isso deixa de ser importante e necessário.
É uma identificação com Cristo
O batismo tem um significado; além de ser um testemunho
público da nossa fé em Jesus, ele fala algo. Na verdade, é o meio através do
qual externamos que tipo de fé temos depositado em Jesus Cristo.
Quando falamos sobre a fé em Jesus, não nos referimos a crer
que Ele EXISTE; é mais do que isto! A maioria das pessoas creem que Jesus
existe, mas não entendem o que Ele FEZ. São duas coisas completamente
diferentes; o que nos salva da perdição eterna e da condenação dos pecados é a
obra de Cristo na cruz em nosso lugar. Ao morrer na cruz, o Senhor Jesus não
morreu porque mereceu morrer; pelo contrário, como justo e inocente, Ele nos
substituiu, sofrendo o que nós deveríamos sofrer a fim de que recebêssemos a
salvação de Deus.
O batismo é o nosso testemunho da identificação com Cristo;
ele revela não apenas que eu tenho fé, mas que tipo de fé eu tenho. Veja o que
as Escrituras dizem: (Romanos 6.3,4).
Quando imergimos alguém na água, estamos simbolicamente
declarando que esta pessoa foi sepultada com Jesus, e ao levantarmos esta
pessoa das águas, estamos reconhecendo que ela já ressuscitou com Cristo para
viver uma nova vida. Portanto, o batismo é onde reconhecemos que tipo de fé
temos; uma fé que se identifica com Cristo e sua obra realizada na cruz.
QUEM PODE SE BATIZAR?
Para quem é o batismo? A explicação anterior responde esta
indagação: para todo aquele que se identifica pela fé com o sacrifício de
Cristo na cruz. Depois de ter reconhecido por fé a obra de Cristo, quando a
pessoa passa a estar apta para o batismo? Quanto tempo ela tem que ter de vida
cristã para poder se batizar?
A Bíblia responde com clareza estas questões. Em Atos 8.30 a
39, lemos acerca do primeiro batismo cristão apresentado em maiores detalhes na
Bíblia. Neste texto, temos um modelo para a forma de batismo, e ali vemos que
já na evangelização o batismo era ensinado aos novos convertidos, o que nos faz
saber que ninguém deve demorar em se batizar após ter feito sua decisão de
servir a Jesus.
Além disso, vemos também qual é o critério para que alguém
se batize; quando o etíope pergunta: “Eis aqui água, que impede que eu seja batizado?
” A resposta de Felipe vem trazendo luz sobre o requisito básico para o
batismo: “É lícito, se crês de todo coração” (At 8.36,37).
Quando a pessoa foi esclarecida sobre a obra (e não só a
pessoa) redentora de Jesus Cristo, e crê de todo o coração (sem dúvida acerca
disto), ela está pronta para ser batizada.
QUANDO SE BATIZA O NOVO CONVERTIDO?
Não há data estabelecida, somente os critérios que o recém
convertido deve apresentar. No caso de Filipe e o etíope, foi bem rápido!
COMO SE BATIZA?
A palavra “baptismos” no grego significa: “imergir;
mergulhar; colocar para dentro de”. No curso da história, por várias razões,
apareceram outras formas de batismo, como aspersão e ablução (banho);
entretanto, como o batismo é uma identificação com Cristo em sua morte e
ressurreição, e é exatamente isto que a imersão significa, não praticamos
outras formas de batismo.
Quando Felipe batizou o etíope, eles pararam em um lugar
onde havia água. A Bíblia diz que ambos entraram na água (At 8.38,39).
Certamente aquele eunuco viajava abastecido com água potável; se fosse o caso
de praticarem a aspersão havia água suficiente naquela carruagem para isto, mas
batizar é imergir! Não foi à toa que João Batista se utilizou do rio Jordão
para batizar. Depois, mudou o local de batismo para Enom, perto de Salim, e
razão para isto é descrita pelo apóstolo João em seu evangelho: “porque havia
ali muitas águas” (Jo 3.23).
Não há lugar específico para o batismo, desde que aja água
suficiente para a imersão.
Na bíblia não existe auto batismo. E quem pode batizar? Quem
tem autoridade para isto? A ordenança de Jesus é clara: “Ide, portanto, fazei
discípulos de todas as nações, batizando-as em nome do Pai, do Filho, e do
Espírito Santo” (Mt 28.19).
Jesus mandou fazer discípulos e depois batizá-los. A ordem
já subentende que quem faz o discípulo tem autoridade para batizá-lo. Felipe
era apenas um diácono, fazendo o trabalho de evangelista; não era o pastor, e
batizou! Paulo disse aos coríntios que não havia batizado quase ninguém entre
eles; entendemos que mesmo se tratando de seus filhos na fé, ele provavelmente
tenha passado esta tarefa a outros cooperadores, que não eram pastores. Por uma
questão de ordem, normalmente os pastores são os que batizam, mas não são só os
pastores que podem batizar. Não significa também que qualquer pessoa pode sair
por aí batizando.
Qual a fórmula a ser seguida no batismo. Para muitas igrejas, as palavras de Mateus
28.19 (“em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo”) é a formula correta.
Porém, vemos nesse texto, um princípio espiritual, mostrando a Trindade
envolvida no batismo, mas a forma como os apóstolos obedeceram esta ordem nos
dá a entender que eles não viram nas palavras de Jesus uma fórmula a ser
repetida. Veja esses quatro exemplos:
(Atos 2.38) (Atos
8.16) (Atos 10.38) (Atos 19.5)
Quando Jesus citou o Pai, Filho, e Espírito Santo no
batismo, o fez dizendo que em nome deles se deveria praticar o batismo, e não
necessariamente repetindo sua frase. A Bíblia não dá uma fórmula exata para ser
dita no batismo, por que o mais importante é o que o batismo significa.
Se o significado é igual ao batismo que a Bíblia ensina, (como
alguns itens que vimos acima) então pequenas variações no ritual não são um
problema. Batizar em nome de Jesus é
igual a batizar em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Jesus é o Filho e
sua autoridade é a autoridade de Deus (João 10:30). O Pai, o Filho e o Espírito
Santo agem sempre em união porque são uma só pessoa: Ou seja, mais importante
do que as palavras que são ditas (eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do
Espírito Santo ou eu te batizo em nome de Jesus, ou de Cristo Jesus, ou do
Senhor Jesus) é o porquê a pessoa está se batizando, quais princípios bíblicos
e sob qual autoridade.
Fazer algo em nome de
Jesus é fazer com a autoridade de Jesus. Fazer algo em nome de Deus ou do
Espírito Santo é fazer com a autoridade Jesus (pois são um). Quando um crente
batiza outro, age como representante de Jesus. Essa pessoa não está dizendo que
é Jesus; ele age com a autoridade que só Jesus pode lhe dar. Novamente, mais
importante do que as palavras que serão ditas no batismo, é exercer a
autoridade no batismo que nos foi dada em Jesus.
Então, eu posso dizer em nome de Jesus ou pela autoridade me
dada por Jesus eu te Batizo ou em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Entende? Não importa as palavras, mas sob qual autoridade você batiza.
Conclusão
O próprio Jesus desceu às águas do batismo, dando assim
início ao seu ministério terreno. Jesus, embora não tendo pecado ao submeter-se
ao batismo identificou-se com o pecador. Ele também demonstra em público a
disposição de cumprir o seu ministério. Se o próprio Jesus aceitou essa ordenança,
quanto mais o discípulo deve com alegria, segui-la.
Por Josias Teles
Seu coração é um veleiro, navegando em alto mar. Procurando um porto, uma ilha, pra poder ancorar. Seu coração é uma estrela numa noite sem luar. Procurando um lugar no céu pra poder brilhar. Jesus é o porto. Jesus é a ilha. É a noite mais linda de luar. Com ele no coração a gente pode ser feliz Feliz felicidade não é um misterio a gente pode ser feliz
segunda-feira, 12 de maio de 2025
Tema: Batismo nas águas
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