segunda-feira, 26 de junho de 2017

Papel e Responsabilidade do Pregador ante a Pregação da Palavra de Deus




Resumo

Os pregadores da palavra de Deus devem a todo tempo lembrar que são representantes do reino celestial e tem como função divulgar as boas novas, a palavra da salvação por toda a terra. O pregador deve lembrar que ele é um porta voz do reino e deve ser fiel a entrega da mensagem que lhe foi confiada.
Devem ser conhecedores da palavra de Deus, Ter um encontro real com Deus e uma vida cheio do Espírito Santo, uma vida de oração e consagração.


Introdução

O pregador é uma pessoa responsável para entregar a mensagem de Deus aos homens. Esta pessoa deve ser um representante, um porta-voz de Deus,
¹  uma testemunha de Cristo no sentido de fazer conhecido o poder salvador de Jesus.
      Como representante de Deus, o pregador deve estar consciente do seu papel e responsabilidade para poder exercer a sua função com a excelência  que exige o seu cargo. O pregador da palavra de Deus tem como função principal anunciar às boas novas de Cristo a humanidade.



    Diante do mundo que vivemos hoje, é cada vez mais importante a figura do pregador, o Porta voz de Deus aqui na terra.
    Com o aumento crescente das religiões  e seitas e de denominações evangélicas, cada dia mais é de suma importância o pregador de nossa época estar ciente de suas responsabilidades diante de Deus e do povo. Muito se tem visto pelo nosso país, inúmeros aproveitadores de momento se dizendo pregador da Palavra de Deus, mas as suas atitudes não demonstram isso.
    
      Um verdadeiro pregador tem em primeiro lugar um encontro com Deus. E infelizmente não é o que temos visto no meio evangélico atualmente. Muitos se dizem pregadores, profetas de Deus, representantes do reino celestial, mas na verdade nunca tiveram um encontro com Deus, não vivem a sua palavra, e suas vidas são baseadas em mentiras e oratórias que até emocionam e que infelizmente iludem grande parte do povo de Deus.
      O verdadeiro pregador tem como principio uma vida dedicada ao serviço do reino, não esta preocupado  com estrelimos e com shows e visa à salvação do perdido através da palavra de salvação dada aos homens por Deus.
      Sem uma vida alicerçada na palavra, a pregação não passa de palavras que no Maximo emocionam e não tem efeito algum na vida das pessoas.
Quando Jesus pregava, as suas palavras queimavam os corações das pessoas.  basta citar os discípulos a caminho de Emaús Lc: 24.32. Quando um pregador prega, a sua mensagem deve fazer mais que emocionar, deve causar mudança na vida de quem a ouve.
     ² A inteligência, moral, eloqüência e simpatia não fazem de um homem pregador. É necessário esse homem nascer de novo. Jo. 3.3


³ O pregador é o pesquisador das verdades bíblicas, bem como através da qual são transmitidas ao povo. Deve estar ligado a fonte. Deve estar perfeitamente familiarizado com as grandes doutrinas da fé cristã, com preceitos e promessas, e com grande revelação do plano da vontade de Deus.

O pregador tem como obrigação ser um estudioso conhecedor da palavra de Deus.  A quem diga que não precisamos estudar a bíblia porque o Espírito Santo nos revela na hora certa, e por pensarem assim, é comum vermos pessoas dizerem bobagens no altar, confundindo o povo e escandalizando a muitos. Na II epístola de Paulo a Timóteo, no capitula 2 e versículo 15, Paulo aconselha: Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.
È fundamental para o pregador o conhecimento profundo da palavra de Deus.

Um pregador deve ter ainda alguns requisitos espirituais indispensáveis, como Fé...”sem fé é impossível agradar a Deus” (Hb. 11.6),Ter uma vida de consagração, ser uma pessoa de oração, além de requisitos materiais como: Boa apresentação, Asseio, educação, sensibilidade, estudo da natureza humana entre outras.

Conclusão

O papel do pregador é ser um representante de Deus, integro, santificado, que não tem do que se envergonhar... Sua responsabilidade é de representar o reino de Deus como um verdadeiro cidadão desse reino e persuadir outros a fazer parte desse reino.






Bibliografia:



1-     IBADEP- Instituto Bíblico das Assembléias de Deus no Estado do Paraná, Lição 5 – A Homilética e o Pregador, Pg.125
2-    IBADEP- Instituto Bíblico das Assembléias de Deus no Estado do Paraná, Lição 5 – A Homilética e o Pregador, Pg.127
3-    IBADEP- Instituto Bíblico das Assembléias de Deus no Estado do Paraná. Lição 4 – Teologia do Obreiro Parte II, Pg, 112

4-    Bíblia Sagrada Almeida Corrigida e Revisada Fiel

QUAL A INFLUÊNCIA DA MÍDIA DENTRO DO CONTEXTO FAMILIAR


NIVEA DE SOUZA MESQUITA

ITQ-METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO
14/08/2011

RESUMO

A mídia tem usado poderosas ferramentas para ludibriar e envolver o povo. A TV, a Internet, emissoras de rádio, jornais, revistas, tem sido o veículo por onde muitos têm sido enganados, até mesmo o povo de Deus. Por meio desses, as grandes empresas têm influenciado milhões de pessoas, muitas vezes, em nome de bons costumes ou disfarçados de coisas boas, ou até em nome de Deus.


Palvras-chave: Família, Mídia, Deus.


1 INTRODUÇÃO

Temos vivido em um mundo cada vez mais globalizado e consumista, com isso muitas famílias têm sucumbido, o amor a Deus e ao próximo tem esfriado e até mesmo os cristãos tem vivido uma vida fora dos padrões de Deus. A mídia tem sido apontada como uma das principais responsáveis pelo distanciamento entre as famílias e seus familiares.



2 MÍDIA X FAMÍLIA

             A desestruturação da família vem sendo uma das causas da violência, corrupção e pobreza em nosso país. A família há muitos anos tem perdido o seu valor na sociedade e não são poucos os que dizem que a família é uma instituição falida. Nos últimos anos o modelo tradicional familiar tem sido deixado de lado e com certeza a mídia tem sido a principal responsável por essa mudança. Através de novelas, filmes, propagandas e diversos programas, seus autores têm influenciado de forma negativa e incutido no seio da família idéias, pensamentos e costumes nada cristãos.
A mídia tem imposto a nossa sociedade, a necessidade de adquirir coisas que não precisamos e a necessidade ser quem não podemos ser, levando a população ao consumismo exagerado, as dividas, ao desperdício e como conseqüência, muitas famílias têm se destruído pelo descontrole financeiro e por dividas inacabáveis.
Momentos como o jantar em família são raríssimo nos dias de hoje. Esse momento tem sido trocado, já há alguns anos, pela sala de televisão, isso quando cada familiar não tem a sua própria tv e cada um vai para um cômodo da casa assistir o seu programa favorito.
As nossas crianças têm sido grandemente afetadas pela mídia, na verdade são alvos das grandes empresas  e agências de propaganda.
A sexualidade tem sido aflorada nas crianças desde a mais tenra idade, através da exposição de atores, atrizes, cantor (as) e dançarinos (as) cada vez com menos roupas e gestos sensuais, alguns até imitando movimentos sexuais.

As novelas têm sido uma grande fermenta pra mídia implantar costumes e padrões de vida nada cristãos, oriundos de seus autores, alguns deles ateus, e a grande maioria sem o mínimo de moral, ética ou respeito aos bons costumes. É comum ouvir em novelas mães aconselhando seus filhos adolescentes a só praticar “sexo seguro”, “com a pessoa que ama”, invertendo valores, não se preocupam mais se o adolescente esta preparado para enfrentar as conseqüências de uma gravidez indesejada ou se esse adolescente tem estrutura física, psicológica e financeira para cuidar de uma criança por isso, cada dia mais vemos crianças cuidando de crianças. Além disso, esses ensinamentos contrariam totalmente a palavra de Deus que ensina que sexo só no casamento.
Relacionamentos totalmente fora dos padrões de Deus têm entrado através das televisões dentro das casas brasileiras. Separações, traições, relacionamentos doentios, tem influenciado muita gente que se deixa iludir e acabam seguindo os passos de personagens de novelas ou de seus atores, que também não tem, na grande maioria deles, um relacionamento estável e nunca formaram uma família, casando-se muitas vezes.
A televisão tem sido a grande ferramenta da mídia porque alcança  quase 100% das casas no Brasil, por meio dela o povo tem sido influenciado em quem votar, como se vestir, comer e etc.
Nos últimos anos, outra ferramenta tem se tornado muito importante, ainda que a mídia não tenha o controle total sobre ela, a internet. Quase que um território livre, a mídia tem ocupado esse espaço para influenciar a grande maioria dos internautas. Segundo Kusztra, 2007:
                         
 A presidente da OMF (Organização Mundial da Família), a brasileira Deisi Kusztra, disse nesta segunda-feira que a internet é a "grande inimiga" da família na Europa e países desenvolvidos. Segundo ela, juntamente com a globalização, a tecnologia estaria fazendo com que piorasse a situação das famílias no mundo. "Antes dizíamos que era a televisão, mas hoje é a internet que afeta negativamente as famílias e cria muitos problemas, sobretudo entre as crianças", disse Kusztra, que participou hoje da abertura do IV Congresso da OMF, em Varsóvia, na Polônia. "Pornografia, pedofilia, drogas, crimes, maus hábitos, tudo isso pode chegar às crianças por meio da rede e isso traz muitos problemas", afirmou Kusztra, que espera que o congresso na Polônia possa desenvolver uma estratégia concreta para enfrentar esses problemas.

Sem o mínimo controle as informações chegam em forma de avalanche, através de internet e crianças e adolescentes (até mesmo adultos) ficam a par de tudo que se possa imaginar. Em grande parte não selecionam o que recebem, causando uma formação de opinião deturpada sobre inúmeros assuntos. Enfim, distanciam-se uns dos outros, formam pensamentos e personalidades que não são saudáveis e a família a cada dia mais se torna uma realidade pouco comum entre as pessoas. Tendo elas alguns integrantes, mas não mais uma família completa.

  
3 CONCLUSÃO

     Como consequência dos ataques maciços da mídia sob a família, a catástrofe tem tomado conta do lar. Não há mais respeito por ninguém ou por nada. Inversão de valores, violência, problemas psicológicos, esfriamento de fé, falta de amor ao próximo e ausência de Deus na vida das pessoas são os fatores responsáveis pelo desmembramento da família.
Esta sendo bem difícil cultivar o que não se tem, portanto a família deveria tentar resgatar os valores que um dia ela já teve e que ainda é muito importante, porém não tem o mesmo significado que já teve um dia.


4 REFERÊNCIAS

Bíbila Sagrada: Nova Tradução na Linguagem de Hoje. São Paulo: SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL, 2009.
Internet é grande inimiga da família. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u348730.shtml / Acesso em 05/08/2011.






















    

QUAL A INFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO CRISTÃ COMO RESULTADO NA FORMAÇÃO ÉTICA?


NIVEA DE SOUZA MESQUITA

ITQ-METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO
11/09/2011



RESUMO
A educação cristã pode tornar possível a meta original da educação que é educar o ser humano em todos os seus aspectos. A educação transforma (ou deveria) todo o ser do homem, sendo assim, não existe nada mais eficaz para essa transformação que o manual dado por Deus aos homens: A Bíblia.

Palavras-chave:

1 INTRODUÇÃO
A educação tem sofrido ao longo dos anos e perdido o seu real objetivo que é dar crescimento e transformação saudável a um indivíduo na sua integralidade. Nossas escolas têm sofrido com todas as influencias de um mundo cada vez mais desumano e longe dos propósitos de Deus.


2 EDUCAÇÃO CRISTÃ + FORMAÇÃO ÉTICA= EDUCAÇÃO IDEAL
A idéia da educação, segundo as definições etimológicas das palavras Educare e Educere, originadas no latim, é de fazer o homem crescer em todos os aspectos de sua vida, (física, intelectual, emocional, espiritual, social, afetiva, ética etc). Essa  poderíamos dizer era a idéia original de educação.  
Os gregos, por exemplo, um povo que teve grandes pensadores que influenciaram a história da humanidade e alcançaram um nível privilegiado  de educação,  visavam a formação integral do homem.
Com o passar do tempo, novas idéias sobre educação foram de certa forma, desviando a educação de seu objetivo original, ideal.
Como resultado da perda do rumo original, temos hoje, professores doentes, alunos doentes, escolas doentes, e como conseqüência, uma sociedade doente.
Claro que seria ingênuo e até injusto pôr na conta da educação todas as mazelas da sociedade, porém se tivéssemos uma educação que abrangesse todo o ser do homem, viveríamos em um mundo um pouco melhor. 
Um dos grandes problemas da educação contemporânea é a grande falta de ética na nossa sociedade. Na política, na economia, na família, no trabalho, no meio religioso, a ética deveria ser o alicerce, um caminho seguro que conduzisse o homem a uma boa convivência. Só que infelizmente não é o que temos visto no homem moderno. A ética, a moral, os bons costumes são facilmente deixados de lado ou trocados por qualquer tostão.
“Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra”. 2 Tm. 3: 16,17

A educação cristã tem como base a Bíblia, a palavra de Deus. Nela encontramos ensinamentos para todas as áreas da vida do homem. Nesse nosso tempo onde os valores estão se perdendo, onde a ética perdeu o seu valor, os princípios bíblicos são fundamentais para a vida de todo homem. Nela encontramos diretrizes que nos torna cidadãos responsáveis e conscientes, nela aprendemos a conviver com nossos semelhantes, amar o próximo. Através dos ensinamentos bíblicos alcançamos o tão esperado crescimento em todas as áreas de nossas vidas.

3 CONCLUSÃO

Para podermos alcançar o tão desejado crescimento em todas as áreas da vida do homem, precisamos adequar a educação aos princípios da palavra de Deus. Nela (a palavra de Deus) encontramos o caminho para termos uma vida completa, com saúde em todas as áreas de nossa vida.
Conseguiremos alcançar o que vários teóricos tentaram em muitos anos de estudo e não conseguiram na sua plenitude. Tornar o homem um ser perfeito, segundo o seu criador.


4 REFERÊNCIAS

Bíbila Sagrada: Nova Tradução na Linguagem de Hoje. São Paulo: SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL, 2009.

BARRICHELLO, Ligia Schiavon Ferreira. INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO. Curitiba:SGEC, 2010.

segunda-feira, 19 de junho de 2017

O vazio tem fundo


                                                                                                  O Grito (Edvard Munch)


Essa insatisfação que te dá...
Essa cabeça fervendo que você não sabe explicar...
Essa inquietação, que você não sabe falar...
Esse vazio, que quer te tomar...
Essa ansiedade, que não te deixa parar...

O psiquiatra, não sabe ajudar...
As mensagens do livro, não te vão autoajudar...
O romance, o sexo, o amor, não te vão saciar...

A profundidade,
A largura,
O vazio.
Só Deus pra completar.



Tema: Batismo nas águas

Objetivo: Nessa aula você irá aprender a importância do batismo nas águas para a comunhão da igreja, a simbologia do batismo em águas, confo...